Paper Ihs
João Paulo Teodoro Pereira
Dept. de engenharia da computação
Goiás, Goiânia jteodoro29@yahoo.com.br Rafaela Macedo de Araujo
Dept. de engenharia da computação
Goiás, Goiânia rafaela.campos.araujo@gmail.com Este artigo propõe o desenvolvimento de um robô enfermeiro móvel, para auxiliar enfermeiros e médicos nas tarefas diárias em hospitais. O robô é formado por uma arquitetura modular de hardware e software, e tem como objetivo propor um método para navegação indoor autônoma em ambientes dinâmicos.
Palavras –chave: Robótica móvel indoor, robô enfermeiro, autônomo.
I. Introdução
O estudo da robótica móvel é um tema bastante relevante e atual, onde esta área de estudos, pesquisas e desenvolvimento apresentou um grande salto em seu desenvolvimento nas últimas duas décadas. A aplicação prática de robôs móveis junto a diferentes atividades em nossa sociedade vem demonstrando o quão promissor é o futuro desta área[1].
Robôs estão sendo utilizados nas mais diversas áreas para auxiliar o trabalho humano, bem como em locais de riscos e inóspitos. No meio industrial, robôs móveis são encontrados com frequência, propiciando grandes vantagens na produção, tais como: velocidade de operação, aumento da qualidade dos produtos, redução de custos relativos a encargos sociais e execução ininterrupta das atividades do trabalho[2]
Após análise dá rotina dos enfermeiros e médicos em grandes hospitais, foi constatado que devido à alta demanda nestes hospitais a rotina desses profissionais se torna as vezes muito desgastante, principalmente para enfermeiros que além de atender aos pacientes levando medicamentos, auxiliam médicos no transporte de equipamentos cirúrgicos.
O objetivo desse projeto nomeado “Baymax” (Big Hero,2014) é o desenvolvimento de um robô enfermeiro autônomo possa auxiliar equipes médicas no tratamento de pacientes, como, levar medicamentos para estes pacientes na hora solicitada e auxiliar no