Paper Geologia
Paulo Mendes e Murilo Junior 2
Cristiano Jorge3
RESUMO
Regiões montanhosas e encostas são áreas que demandam um pouco mais de atenção quando se diz respeito à realização de construções em seu entorno. Deve-se levar em consideração que toda superfície terrestre sofre alguma influência, seja ela natural ou feita pelo homem e que essa influência pode significar riscos a estabilidade e, consequentemente, a segurança e qualidade de vida das pessoas que nela vivem devido ao movimento de massas, são eles: rastejo, escorregamento, quedas e corridas. Existem algumas normas da ABNT que regulam os métodos preventivos e as exigências para garantir a estabilidade em regiões de encostas, a principal é a NBR11682 e com base nela podemos saber o necessário para o desenvolvimento e conclusão de nossa construção com total segurança e certeza de nossos resultados.
Palavras-Chave: Encostas, Segurança e Obras.
1 INTRODUÇÃO
Os recentes casos de deslizamentos em regiões de encostas trouxeram novamente pânico à população brasileira, sobretudo aos que moram nessas regiões, voltando à tona uma série de questionamentos a respeito da segurança de uma construção nesse tipo de região.
Encostas são os declives em morros e a sua localização torna as construções desse arriscadas apenas quando feita de modo arbitrário, sem devida orientação e supervisionamento, e fiel cumprimento às legislações normativas estabelecidas pela ABNT, dificultando a garantia da segurança dos moradores.
Esse tipo imprudência gera resultados catastróficos, temos por exemplo os deslizamentos ocorridos em Angra dos Reis durante o ano novo que chocaram o Brasil: devido às fortes chuvas o terreno da encosta cedeu causando o deslizamento que soterraram uma pousada onde turistas comemoravam o início do ano causando a morte de mais de 30 pessoas.
Para nosso artigo cientifico optamos pela linha de explicar quais os principais tipos