PAPER FURIKAWA
1226 palavras
5 páginas
INSTITUTO INFINET ESCOLA SUPERIOR DA TECNOLOIGA DA INFORMAÇÃOMIT EM CLOUD COMPUTING, VIRTUALIZAÇÃO E GESTÃO DE DATA CENTER
ALEXANDRE OLIVEIRA SANTOS
RESUMO DO PAPER FUROKAWA
RIO DE JANEIRO – RJ
2015
Data Center
Um data center é uma estrutura que tem papel importantíssimo para que diversos serviços atuais sejam bem utilizados e para garantir a continuidade de funcionamento de sistemas que processam dados diversos. Hoje em dia, em que quase tudo está informatizado, esse tipo de ambiente é relevante para inúmeros setores da economia, desde o controle de energia elétrica e telecomunicações na área pública até as iniciativas das grandes corporações.
Para que tudo isso funcione de forma harmoniosamente devemos seguir a norma ANSI/EITA/TIA 942. Através dessa norma, permitimos definir o nível de criticidade do Datacenter. A escolha da camada de criticidade deve ser feita baseada em um balanço entre custo do downtime e o equivalente ao TCO. Com isso, eliminamos pontos de falhas aumentando a redundância e a confiabilidade das informações vitais da empresa.
Num projeto de Data Center devemos considerar esse pontos:
- Arquitetura, Elétrica, Ar Condicionado, Telecomunicações, Gestão, Manutenção e Segurança.
As principais áreas de um Datacenter são:
Entrance Room (ER): Espaço de interconexão entre o cabeamento estruturado do DATA CENTER e o cabeamento proveniente das operadoras de telecomunicações.
Main Distribuition Area (MDA): Inclui o cross-connect principal, que é o ponto principal de distribuição de cabeamento estruturado do DATA CENTER. Nesta área são feitas as principais manobras do DATA CENTER trata-se de uma área de nível crítica.
Horizontal Distribution Area (HDA): Nessa área Inclui o cross-connect horizontal (HC) e equipamentos intermediários.
Zone Distribution Area (ZDA): Posicionado entre o HDA e o EDA permite uma configuração rápida e frequente, geralmente posicionada sob o piso. Provê flexibilidade no DATA CENTER.
Equipament