Paper Estrat Gia Do Planejamento Logistico
Wagner Roberto da Costa Serres
Professor – Everson Prass
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Logística (LOD 0108) – Logística internacional: MERCOSUL
05/07/2013
RESUMO
Este artigo abordara um tópico de grande importância na logística internacional na América do sul. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo. No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1994.
Palavras-chave: MERCOSUL, estados, tratado, mercado, relações, partes.
1 INTRODUÇÃO
Do ponto de vista da logística internacional a importância de acordos comerciais fortalece as relações politicas, sociais e econômicas dos países envolvidos, surgindo assim um desenvolvimento dos mesmos de forma global, com este pensamento nasce o Mercosul, trazendo um estrutura bem definida entre os países do bloco, acordos comerciais com outras junções econômicos visando a facilitação das transações entre os países trazendo agilidade, segurança e confiabilidade para todos, com a globalização as fronteiras entre as soberanias necessitaram de adaptação em um mercado consumidor agressivo, a criação destes blocos econômicos é a resposta para esta transformação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVOS
De acordo com o artigo 1° do Tratado de Assunção, tratado constitutivo do bloco, o MERCOSUL implica “a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de