paper estagio de observaçao disciplinas pedagogicas
Giseli Regina Laurindo
Prof. Carolina Maiola
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
02/12/13
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil. O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e cognitiva. Entende-se a educação psicomotora na educação infantil como uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio em que se relaciona. A educação proveniente dos pais e da escola, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permitir um ajustamento individual ou em grupo. Este oferece contribuições a toda à sociedade, principalmente para as crianças, pois propõe na medida do possível o descobrimento do corpo pelas mesmas através dos movimentos psicomotores e através do lúdico como os jogos, o brinquedo e as brincadeiras.
Palavras-Chave: Psicomotricidade; Movimento; Educação Infantil; Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Considerando o direito que têm todas as pessoas de viver com suas próprias crenças religiosas e de não ser impedidas no exercício do culto, inclua-se, dentro do conjunto de serviços que se brindam aos anciãos, a assistência espiritual conforme sua religião. Daí a necessidade de respeito à religiosidade das pessoas da terceira idade por parte de quem trabalha com elas. Isso não significa, como se poderia crer, aproveitar da eventual fraqueza mental ou física do ancião para lhe impor uma religião, a qual seria, nesse caso, assumida mais por temor do que por amor.
DESENVOLVIMENTO
Seguindo os mesmos parâmetros da introdução, não esquecendo de escrever os subtítulos e fazer citações no texto, de forma direta ou indireta). Citações direta é aquela que transcreve de outro texto para