paper empreendedorismo
RESUMO
Este estudo designa-se a conhecer mais a respeito do empreendedorismo, levar a compreender que o empreendedorismo é algo que o ser humano já pratica há muito tempo. Aborda o início do empreendedorismo aos dias atuais. O empreendedor é reconhecido como aquele que promove desenvolvimento econômico, capacidade de gerar empregos, criação de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas, e atuando na busca de soluções para questões sociais.
Palavras-chave: Empreendedor; Origem; Capacidade; Inovação.
1 INTRODUÇÃO
A palavra empreendedorismo surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, e significa aquele que assume riscos e começa algo novo. Foi utilizada primeiramente pelo economista Joseph Schumpeter em 1950. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.
Em 1970, Peter Drucker introduzido ao empreendedorismo o conceito de risco, onde uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot, introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas. Nos dias atuais podemos dizer que estamos na era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.