Paper edi ao final
Adriano dos Santos Moreira
Danieli Oneda
Flavia Mendes Laube
Jonathan Henrique Pelens
Professor-Lauro Paulus Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0516) – Prática do Módulo I
08/03/2015
RESUMO
Este paper tem como objetivo descrever um pouco do surgimento da administração cientifica, seus conceitos e métodos. Ela foi criada por Frederick Winslow Taylor, que teve por ideia, diminuir os desperdícios e aumentar a produção de forma que evitasse a fadiga em seus operários. Taylor viu necessidade em dividir os trabalhos para que os seus funcionários se especializassem em uma função fazendo-o com mais eficácia. Frederick fundou a ORT (Organização Racional do Trabalho) com o objetivo de melhorar a vida do operário em prol do lucro, ao mesmo tempo definiu quatro princípios da Adm. Cientifica, o princípio do planejamento, da preparação, do controle e por fim da execução, com todas essas descobertas veio as críticas, comparavam os homens com maquinas, o que era o objetivo no final das contas, tudo voltava-se a produção e não ao bem-estar do operário. Feito em pesquisa documental podemos concluir que a teoria cientifica foi um enorme avanço para o processo de produção em massa já que Taylor visava o lucro das empresas, evitando desperdício com a padronização da produção, o que economizava na matéria prima e tempo. Palavras-chave: Administração Científica. Revolução Industrial. Desperdícios. ORT.
1 INTRODUÇÃO
O termo Administração é bastante empregado nos dias atuais, mas desde os tempos mais remotos pode-se perceber o uso das práticas administrativas. Administração é a maneira de gerenciar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
A administração científica é o ponto de partida da administração, sendo o primeiro esforço científico para averiguar e padronizar os