Paper célula
Acadêmica Rosiane Priscila Sangali
Professor-Tutor Externo Celso Menezes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura Ciências Biológicas – Prática do Módulo III
25/06/12
RESUMO
A célula é a unidade fundamental da vida e pode ser comparada a grãos de um castelo de areia, sendo cada grão uma célula. Representa a menor fração de matéria viva capaz de se duplicar independentemente e com uma extrema complexidade química. Cada célula é constituída por componentes químicos de extrema importância, mesmo em pequenas ou grandes porções são fundamentais para o funcionamento de seu organismo, sendo que cada um dele representa uma função distinta. O presente trabalho mostra que podemos encontrar esses componentes em diversos alimentos assim como alguns deles o próprio organismo pode produzir. A falta de qualquer um desses componentes na célula provoca o mau funcionamento e acarreta sérios problemas para o organismo.
Palavras-chave: Células. Componentes químicos.
1 INTRODUÇÃO
A célula é a unidade básica da vida de todos os seres vivos, de cujo trabalho depende a própria vida. São constituídas por elementos que representam aproximadamente 99% do seu peso. É possível agrupar os constituintes químicos de uma célula em dois conjuntos: compostos inorgânicos e compostos orgânicos.
Nesse trabalho será apresentado um breve resumo a respeito da célula aprofundando a pesquisa sobre os componentes químicos especificadamente e a sua importância. Também serão detalhados os problemas que a falta de cada um dos componentes pode provocar nas células e em todos os organismos bem como em quais alimentos podem ser encontrados.
2 A CÉLULA
Possuindo não apenas unidade de composição, mas também unidade funcional, a célula é a unidade básica da vida de todos os seres vivos, de cujo trabalho depende a própria vida.
Algumas células são tão simples que