Paper Cultura A oriana
A cultura açoriana é rica em tradições, que basicamente é imposta pela religião, compostas por ficção unida com a realidade. Os açorianos e seus descendentes sempre foram muito criativos no seu saber popular, tinham a habilidade de improvisar versos de onde surgiam verdadeiros poemas e mensagens de amor ou crítica que até podemos chamar de "trovadorismo". Na grande Florianópolis as antigas tradições açorianas são representadas pelo artesanato açoriano, gastronomia, arquitetura e também na literatura. Não podemos esquecer também do modo de falar do “manezinho”, que se caracteriza por um som cantado e por uma alta velocidade de flexão de voz.
Palavras chaves: cultura açoriana, tradições e popular.
INTRODUÇAO:
As primeiras famílias açorianas desembarcaram na ilha no dia 06 de janeiro de 1748. Eram quatrocentas e sessenta e uma pessoas, os primeiros dos seis mil açorianos que se fixaram em Santa Catarina entre 1748 e 1756. Também havia entre eles alguns colonos originários da Ilha da Madeira. Apesar das dificuldades, os açorianos em poucos anos, constituíram a maioria da população da ilha, e tiveram participação decisiva na formação da cultura local. Legaram aos descendentes todo um jeito de ser e de viver, que ainda hoje é capaz de diferenciar o ilhéu de origem açoriana de todos os demais brasileiros.
1.Como a cultura chegou à Florianópolis
Entre 1748 e 1756 vieram a nossa ilha, então chamada Desterro, cerca de 6 mil açorianos. Provenientes da Ilha da Madeira e do Arquipélago dos Açores. Eram casais que tinham o intuito de construir uma nova vida em nossa ilha, esperavam encontrar condições climáticas iguais as de suas ilhas portuguesas. E pretendiam instalar moinhos de trigo. Mas acabaram percebendo que o solo não era propício para a plantação, e o vento não era constante para girar as rodas do moinho, então foi um sonho fracassado. Porém conheceram os índios e a sua cultura, a da plantaçao de mandioca e a da pesca. Construíram aqui suas casas e