Metodologia De Pesquisa
Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em
Governança Pública e Novos Arranjos de Gestão
METODOLOGIA DA PESQUISA
José Luís Bizelli
Metodologia da Pesquisa
Para sobreviver e facilitar a sua existência, o ser humano confrontou-se permanentemente com a necessidade de dispor do saber. A construção do saber foi elaborada numa trajetória longa, cujo resultado, nas sociedades modernas, consolidou a pesquisa científica como o meio mais eficaz de produzir conhecimento.
Meios de produzir conhecimento
Nas sociedades contemporâneas, coexistem, porém, muitos meios de produzir conhecimento:
O saber espontâneo: no afã de conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlálas e fazer melhores previsões, inúmeros conhecimentos foram adquiridos a partir da experiência pessoal (a criança e o fogão: melhor não tocá-lo).
Meios de produzir conhecimento
O saber intuitivo: a percepção imediata de fenômenos que se repetem acaba gerando explicações espontâneas, ou seja, o que conhecemos como senso comum ou o simples bom senso. Expressões que visam explicações simples de fenômenos observáveis e repetitivos, não deixam de construir saberes, mas perpetuam, muitas vezes, contradições: “Diga-me com quem andas e te direi quem és” versus “Os opostos se atraem”; “Tal pai, tal filho” versus “Pai avarento, filho pródigo”. Meios de produzir conhecimento
O saber tradicional: ao se divulgar, compartilhar, as explicações do “senso comum” passa-se a elaborar a tradição. Em família ou em comunidade, a tradição lega conhecimentos úteis baseados em uma concepção de que o presente reproduz o passado e garante a imutabilidade futura. A tradição dita o que se deve conhecer e como se comportar frente aos fatos: quando semear ou colher; como conviver em sociedade, como curar certas doenças, etc.
O saber tradicional
A autoridade: sem provas metodicamente elaboradas, autoridades se encarregam da transmissão da tradição.
Igreja