Paper Comportamental Katia
PSICOLOGIA - 8º PERÍODO TURNO: NOTURNO
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS NO CONTEXTO CLÍNICO PROFESSOR: PATRICIA GUILLON ALUNA:KATIA JANAINA RIBEIRO O presente trabalho apresenta a análise e estudo sobre o Caso Jean- Louis, tendo como objetivo, por meio de pesquisas bibliográficas, elaborar um possível diagnóstico e sua intervenção, focando em uma articulação teórico-prática com a abordagem Comportamental.
A queixa inicial trazida pelos pais foi que Jean-Louis andava totalmente distraído, sem concentração alguma na escola. Outra queixa trazida pelos pais foram acidentes recorrentes de Jean-Louis, pondo em risco sua própria vida e recebendo toda a atenção devido ao fato de ser hemofílico e o quanto isso é grave. Hemofilia é uma doença congênita e crônica, caracterizada por uma deficiência ou anormalidade de uma ou mais proteínas plasmáticas da coagulação, a doença se caracteriza por crises hemorrágicas freqüentes, levando os hemofílicos a terem limitações físicas (BARROS, RIBEIRO e SHIKASHO, 2009).
Jean-Louis chega ao consultório para iniciar o processo terapêutico comportamental, que pode ser compreendido como uma sequência lógica e organizada de procedimentos psicológicos que produzem mudanças nos comportamentos gradualmente, os quais vão se alterando ao longo da terapia e subsidiando a implementação de novos procedimentos por parte do terapeuta, sempre com vistas à meta final de melhora do cliente. O processo terapêutico pode ser entendido a partir da descrição das ações do terapeuta frente às mudanças de seu cliente (MOURA e VENTURELLI, 2004).
O desenvolvimento de Jean-Louis será observado pela visão da análise do comportamento. Bijou e Baer (apud GEHM 2013) descrevem a concepção de desenvolvimento para a análise do comportamento como uma visão de ciência natural, sendo entendida como aquela que