Danilo
Curso de Engenharia
2° Semestre
2014
Integrantes:
Danilo Pereira do Nascimento RA C073IJ-0
Douglas Gíglio RA B165BE-7
Raphael Honda RA A58IAI-4
Introdução
As Atividades Práticas Supervisionadas proposta esse semestre, consiste na análise, projeto e construção de uma ponte de macarrão do tipo espaguete, que será submetida a um ensaio até entrar em colapso.
Estudar diversos tipos estruturais de pontes, devendo escolher aquele que, segundo a concepção dos alunos, poderá apresentar maior resistência. Analisaremos:
Aprendizado de projeções estruturais e analisar seu comportamento quando submetidas a carga.
Projetar e construir a ponte, sendo capaz de prever sua carga de ruptura;
Comparar a carga de ruptura obtida no ensaio destrutivo com teste de carga.
2. Escolha do Tipo de Ponte
Ponte treliçada é um dos tipos mais antigos de pontes modernas. Essas estruturas, idealmente compostas por barras birrotuladas retas conectadas aos nós, possuem em seu interior apenas esforços normais de tração ou compressão, de maneira que elas podiam ser facilmente analisadas pelos engenheiros do século XIX e início do século XX. Mas foi o tipo de estrutura em arco que foi escolhida pelo nosso grupo. As arcos, há tempos exercem fascínio sobre os povos. No início, grandes obras foram erguidas em forma de arcos, para simbolizar poder e desígnios imperiais. Técnica utilizada inicialmente pelos etruscos, mas foram os romanos que aperfeiçoaram conceitos e difundiram pela Europa a fora. As mais indicadas para vencer grandes vãos livres. Arcos são estruturas que possuem seus eixos em forma curvilínea, onde a parte central é a mais alta que as extremidades. È uma estrutura plana , com carregamento no mesmo plano e permite escolher a forma do eixo para que seja possível escolher a forma do eixo para que seja possível controlar os esforços de flexão, compressão e