Paper Brasil Republica
Rubens Yasue
Professora – Karyne Johann
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID0176) – Prática do Módulo III
07/07/2012
RESUMO
Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Palavras-chave: proclamação, república, Marechal Deodoro da Fonseca.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho irá expor alguns fatos do período do Brasil republicano. Abordar um pouco sobre a vida de Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Dois personagens muito importantes no início do Brasil República.
Brasil república Depois do golpe militar de 15 de novembro de 1889, que depôs Dom Pedro II, o Brasil deixou de ser um Império. A partir do ato simbólico da Proclamação da República do Brasil pelo Marechal Deodoro da Fonseca, formalizado em 15 de novembro de 1889, um novo tipo de regime é estabelecido e, assim, surgindo um novo período da história brasileira denominado Brasil República que continua até hoje. Após a formação da república, o Brasil teve vários nomes posteriores, conforme as alterações no governo, incluindo "Estados Unidos do Brasil".
República da espada
A República da Espada foi uma ditadura militar ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 a 1894, sendo considerado o primeiro governo ditatorial do país. Durante este período, o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e foram comuns os levantes populares, e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.
O Império do Brasil não mais representava os interesses dos grandes cafeicultores do oeste paulista e, ao abolir a escravidão, deixou de ter o apoio dos velhos fazendeiros escravocratas. Os grupos urbanos dos mais humildes aos mais abastados, também não se consideravam representados pelo império. O café era, de longe, o nosso principal produto de exportação, além de apresentar-se como o maior empregador