Paper Adm P Blica
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – CECIESA – Gestão
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROF. ALEXANDRE DE AS OLIVEIRA
ACADÊMICO: FRANCIELE GRACY DA SILVA
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Cap. 03 Herança política: de Wilson a Waldo
De acordo com o cap. 3 do livro o estudo da administração pública deve compreender não apenas a teoria social, mas também a teoria política, num esforço para auxiliar a compreender como as organizações públicas contribuem para o crescimento de uma sociedade democrática.
O surgimento da teoria da administração pública iniciou por volta do século XX, contudo até a atualidade as visões de Alexander Hamilton e Thomas Jefferson estão na base dos importantes conflitos que existem na teoria de administração pública. Os hamiltonianos acreditam que o governo deve ser federalista, já os jeffersonianos acreditam que o problema da administração e da organização são inteiramente vinculados ao problema da extensão da nação de democracia, para eles o governo precisa ser descentralizado, e servir para educar o povo em sabedoria política e formar uma cidadania que dependa de si própria.
Waldo analisou que os primeiros autores de administração pública abordaram em seus comentários de assuntos altamente teóricos, como a boa vida, os critérios para a ação pública e sobre quem precisaria governar. Os primeiros autores não apenas formaram uma teoria política de organizações públicas, mas também serviram de referência para os trabalhos subsequentes nesse campo.
Os primeiros estudiosos da administração pública foram essencialmente reformadores movidos pela disposição de restabelecer qualquer senso de decência no governo público, ele viam que sua missão consistia na extensão ou expansão da democracia, na demonstração de que era possível manter a democracia no contexto da modernidade.
Na visão de Woodrow Wilson os estudiosos da política anteriores ao seu tempo preocupavam-se com