Paper 3 Semestre Geometria
Fernando Costa Joaquim Professor: Carlos Simões Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD 0194)
28/11/2013
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar um pouco sobre as figuras geométricas planas. Veremos suas origens, conceitos, onde encontramos e como calcular a área das principais figuras. Com as pesquisas realizadas, buscamos explanar ao máximo as fórmulas utilizadas para o cálculo dessas áreas. Mostramos que temos uma expressão básica para esses cálculos, que se ajusta conforme a necessidade de cada figura. Portanto, analisaremos qual a lógica de cada uma dessas expressões.
Palavras-chave: Geometria – Figuras planas – Área das figuras.
1. INTRODUÇÃO
A Geometria, não tem uma origem concreta, pois os povos antigos já usavam a geometria, mesmo que por intuição. O próprio nome já diz geo (terra) e metrein (medida), ou seja, medida de terra. Acredita-se que por necessidade, o homem foi desenvolvendo seus conhecimentos geométricos ao longo dos tempos. Alguns exemplos que temos de povos antigos são as pirâmides do Egito, os grandes templos egípcios e babilônicos, assim como vários outros exemplos. Sendo assim, podemos deduzir que esses povos já possuíam muitos conhecimentos geométricos.
O estudo da Geometria Plana teve início na Grécia antiga, fundamentada por Euclides de Alexandria, que por sua vez se utilizara dos princípios de Platão. Os princípios básicos da teoria de Euclides era o estudo do ponto, da reta e do plano. Sua principal contribuição foi o livro “Elementos” que se constituía de 13 volumes. Sua obra até os dias de hoje, é a maior obra do gênero já publicada de todos os tempos. Em homenagem a Euclides de Alexandria por toda sua contribuição, a Geometria Plana também é conhecida como Geometria Euclidiana.
O calculo da área das figuras geométricas também foram fundamentadas por Euclides e temos como base a expressão b.h, onde “b” é a base e “h” é a altura, ou seja, o produto de suas