Paper 2 Semestre
Jucileni Marangoni Costa
Professor-Vanilde Galvane Baggio Morães
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0633) – Estrutura e Funcinamento do Ensino
10/06/13
RESUMO
A função social da escola é formar cidadãos críticos, capazes de tomar decisões dentro do seu contexto social. Deve proporcionar dentro do seu espaço acesso a democracia. Possibilitar e oportunizar discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer as informações, contextualizá-las e dar caminhos para o aluno buscar mais conhecimento. Além disso, é o lugar de sociabilidade de crianças, jovens, adolescentes e também de difusão sócio-cultural.
Palavras-chave: Educação. Escola. Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
A escola é um espaço que proporciona ao aluno condições propício para a apreender e aprender os conhecimentos, a escola é um espaço que proporciona ao aluno oportunidade para a prender de forma segura, confortável, saudável e desenvolver um processo de educação cultural tendo em conta a sua participação ativa no processo histórico, social politico, económico e cientifico.
O conhecimento historicamente produzido pelo homem é determinante do que ele se tornou. Para que o ser homem possa se tornar humano, ele precisa apropriar-se da riqueza humana, ou seja, apropriar-se de tudo que os homens já produziram espiritual e materialmente ao longo dos anos. Ao nascermos potencialmente humanos, faz-se necessário possuirmos essa gama de conhecimento ou conceitos que obrigatoriamente se dá através daqueles que nos ensinam o que histórica e socialmente já existe. E este é uma das funções social da escola.
2 A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
À escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social.
Se, em determinados momentos históricos, a escola se constituiu no locus privilegiado de acesso aos bens culturais