Paper 2 semestre
Definição
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo o ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
Fonte: Reprodução parcial e adaptação dos seguintes textos: O que é o dinheiro? - Banco Central do Brasil – www.bcb.gov.br
HISTÓRICO
Nem sempre o dinheiro existiu. Na verdade, no início dos tempos, não havia dinheiro em nenhum lugar do mundo. As pessoas trocavam as coisas de que precisavam.
Se alguém tinha bastante carne e outra pessoa havia colhido muitas frutas, trocavam a carne pelas frutas assim, as duas ficavam satisfeitas.
Escambo
Fonte: Reprodução parcial e adaptação dos seguintes textos: O que é o dinheiro? - Banco Central do Brasil – www.bcb.gov.br
INICÍO DA MOEDA
Metal
Quando o homem descobriu o metal,
Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padrão de valor. Era trocado sob as formas mais diversas. A princípio, em seu estado natural, depois sob a forma de barras e, ainda, sob a forma de objetos, como anéis, braceletes etc.
(Fonte das Informações desta página : Site do BANCO CENTRAL DO
BRASIL (Museu de Valores do Banco Central) ->
SURGIMENTO DA MOEDA
Surgem, então, no século VII a.C., na Grécia as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
A princípio, as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham seus bordos irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras. MOEDA NO BRASIL
No início da colonização, pouco se falava em dinheiro, o reduzido comércio interno era feito na base de trocas e por isso era mínima a circulação de moedas.
A