PAPEL ESTRATÉGICO DO SETOR DE COMPRAS
GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA I
1 INTRODUÇÃO
Atualmente o setor de compras assume um papel estratégico dentro das organizações, tanto pelo fato de todo o processo de produção se iniciar neste setor, como através dos diversos aspectos onde atua, como na escolha de fornecedores, na demarcação da qualidade, na definição dos períodos de vendas, na previsão de preços e atualmente com a necessidade da previsão de demanda, na previsão do tempo.
Neste trabalho iremos apresentar um case ocorrido no grupo de varejo Lojas Renner, onde a previsão do clima tornou-se uma ferramenta aliada do setor de compras. Desta forma, demonstraremos o papel essencial que esta ferramenta, e seus resultados benefícios para a empresa.
2.1 ESTRUTURA DO SETOR
O Setor de Compras da Lojas Renner é centralizado em Porto Alegre – RS, operando com cerca de 150 colaboradores, divididos em: estagiários, analistas, assistentes de compras, assistentes de distribuição, gerentes de produtos e gerentes de planejamento.
2.2 RESULTADOS DO SETOR
Como toda grande varejista, a Lojas Renner enfrentava dificuldades na previsão da demanda por roupas mais pesadas ou mais leves. Em algumas lojas, certas peças ficavam estocadas por muito tempo, enquanto em uma região que possuía outro clima, a mesma peça faltava em estoque. Tudo isto devido à variação climática que a afeta todo o país, pois o Brasil é um país com proporções continentais e a Lojas Renner é afetada por todas as variáveis, pois possuem filiais nas cinco regiões brasileiras. Para resolver este problema, as estratégias setor de compras passaram a andar de acordo com a previsão do tempo. Primeiramente, foram realizadas pesquisas metereológicas para traçar o perfil do tempo em cada região através da variação do clima dos últimos anos. Feito isto, a empresa também recebe