Papel dos banco
História e importância dos elevadores A necessidade de locomover objetos e pessoas esteve presente no desenvolvimento da humanidade.
Um exemplo seria alimentos que se carregavam em cavalos. Outro seria como os egípcios faziam para retirar água do rio Nilo.
Desciam um recipiente suspenso por uma corda, controlada manualmente.
Com a Revolução Industrial, continuou-se tendo esses transportes, porém com a inovação da eletricidade. Facilitando e modernizando os processos (CLARO, 2002).
Com o crescimento do comércio e setor civil sentiu-se a necessidade da modernização e aperfeiçoamento no modo de transporte. Grandes pensadores, como por exemplo, Aristóteles, descreveram diferentes formas de transporte com o uso de roldanas, manivelas sem mesmo saber precisamente o valor da carga a ser transportada. Em 110 a.C., Heron de Alexandria listou cinco tipos de objetos utilizáveis para mover cargas; guincho, alavanca, polia cunha e rosca-sem-fim. E nesta mesma época, Vitrúvio criou o primeiro guincho manual, considerado o “primeiro” elevador de cargas (CLARO 2002).
2 – o que são elevadores de carga
Elevadores de carga são equipamentos voltados ao deslocamento de peças e equipamentos de grande volume e peso. Alguns elevadores de carga possuem capacidade para elevar até 10 metros e 10 toneladas.
Algumas das normas dos elevadores de passageiros, não se aplicam a estes elevadores, mas estes devem indicar claramente que não se destinam a mover passageiros. Tipicamente são maiores, mais largos e com interiores mais resistentes ou inacabados, de forma a prevenir qualquer dano feito pela carga e pela descarga dos materiais.
(tem um vídeo de um elevador de carga simples)
Alguns tipos de elevadores de carga.
Elevadores para deficientes físicos.
Elevadores para cadeirantes.
Elevadores para portadores de necessidades especiais.
Elevadores de inox.
Elevador para construção civil.
Elevadores de corrente alternada