papel do jovem
Mas, o que significa esse “fazer parte da Igreja” ou “ser Igreja’”?
Segundo a literatura bíblica, “Jesus envia a Igreja ao mundo para dar continuidade à sua obra”. Com isso, pode-se afirmar que a Igreja é uma organização de pessoas que professam a mesma fé e assumem o projeto de Jesus Cristo para suas vidas. Ou seja, todos nós constituímos a Igreja, todo batizado é Igreja.
Esta breve afirmação é importante para refletirmos qual o papel do jovem nela. São Francisco de Assis, há muitos anos, diante do Crucificado, ouviu do Senhor: “Francisco, vai e restaura a minha casa. Vês que ela está em ruínas!” Sem pensar duas vezes, iniciou uma reforma nas estruturas físicas da igrejinha de São Damião. Com o tempo, percebeu que o desejo do Pai era de uma mudança estrutural, mudança de valores na Igreja da época.
Sabe-se que a Igreja nos três primeiros séculos depois de Cristo possuía características de simplicidade, partilha, vida de oração, missão, entre outras, que Francisco buscou reavivar na Igreja de sua época. É possível, neste contexto, visualizar a grande missão que possuímos como cristãos: a de sermos evangelizadores e divulgadores do verdadeiro sentido que ela representa no mundo em que vivemos.
A literatura bíblica traduz ainda que “a evangelização exige testemunho de vida, anúncio de Jesus Cristo e adesão a Ele, adesão à comunidade, participação na missão da Igreja e transformação da sociedade. Evangelizar implica, em primeiro lugar, proporcionar o anúncio querigmático da pessoa de Jesus Cristo. Em seguida, esta experiência deverá ser aprofundada em grupos de convivência que