Papel dos Jovens na sociedade
O nosso trabalho tem como tema O papel dos jovens na sociedade. Escolhemos este tema porque achámos que se encaixava bem no contesto social em que nos encontramos actualmente em Portugal e além disso devido ao facto de sermos nós todos jovens, quase ou até em alguns casos maiores de idade, pelo que nos pareceu um bom subtema dentro da grande temática “Os jovens na actualidade”, para desenvolver para esta disciplina. Comecemos então a nossa apresentação por ver em que consiste a juventude:
Para nós a juventude é a fase mais complexa, agradável e mais aberta da nossa vida (apesar de ser a única que vivemos até agora), pois é caracterizada pela aprendizagem de tudo o que se passa à nossa volta tendo como consequência o nosso desenvolvimento. Acima de tudo, é o momento em que estamos mais receptivos a crescer e a tornar-nos adultos. Já percebemos então que esta etapa é muito importante no desenvolvimento de uma pessoa, mas até que ponto irá ter implicações futuras?
Como aqui o nosso colega fez referência, este período intermédio entre a infância e a fase adulta do qual nós somos protagonistas é essencialmente um período da afirmação do “eu”, isto é, da nossa essência enquanto pessoas que pensam por si próprias e que têm a sua própria mentalidade.
Nesta fase, a consciência individual de cada um, deixa de ser totalmente moldada pelos adultos, como acontecia na infância e começam a emergir as primeiras “opiniões pessoais”, surgem as dúvidas, reavaliam-se valores... enfim... desenvolve-se a primeira consciência crítica, que será pouco alterada ao longo da vida.
Assim sendo, é de extrema importância que a sociedade compreenda o quão fundamental é investir nos jovens e na sua educação.
Hoje em dia vivemos num país onde só se houve falar de crise financeira e social e num mundo cheio de desigualdades, fome, guerras políticas e religiosas e corrupção.
E agora perguntamos nós: Porque é que isto é assim? Qual é a origem disto…?
De facto,