Papel da escola não renovada
Conteúdos de Ensino na NÃO-DIRETIVA – A ênfase que se dá ao desenvolvimento das relações de comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
Metodologia de Ensino na NÃO-DIRETIVA – Os métodos usuais são dispensados. O Professor deverá facilitar o processo ajudando o aluno a se organizar e, ainda, respeitando os sentimentos de cada um sem ameaças. O professor atuará restringindo-se a ajudar o aluno a se organizar, utilizando técnicas de sensibilização onde os sentimentos de cada um possam ser expostos, sem ameaças. O objetivo do trabalho escolar se esgota nos processos de melhor relacionamento interpessoal, como condição para o crescimento pessoal.
Relação Professor-Aluno NÃO-DIRETIVA – Propõe uma educação centrada no aluno. O Professor Facilitador (especialista em Relações Humanas) busca “ausentar-se” como forma de respeito e aceitação plena do aluno.
Toda intervenção é ameaçadora e inibidora da aprendizagem. O professor será tido como “Facilitador” quando aceita a pessoa do aluno, de forma incondicional. O professor, especialista em relações humanas ao garantir o clima de relacionamento pessoal e autêntico.
Representantes na NÃO-DIRETIVA – Rogers é o expoente maior atuando mais como um psicólogo clínico que um educador. A. Neill da Escola de Summerhill, na Inglaterra é, também, colaborador.
Aspectos Relevantes na NÃO-DIRETIVA – Para a Não-Diretiva a motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca pela Auto-Realização. O que não estiver com o EU não