Papel da educação a distancia
Antonio Alves de Sousa Junior
A educação à distância, surgiu na Alemanha em 1890. A seguir, inúmeros países adotam o ensino a distância como uma opção a mais para ministrar cursos em nível médio, técnico, universitário e, de pós-graduação. A lnglaterra, foi o primeiro país a instituir a "Universidade Aberta", verdadeiro marco de vanguarda no ensino superior a distância.
Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que permite que o aluno não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino (como numa sala de aula), assim como também permite que o aprendiz estude autonomamente e em horários distintos daqueles propostos por uma instituição de ensino. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aluno, pois a comunicação ou ligação didática entre professor e aluno dá-se por meio de tecnologias, principalmente as da área de Tecnologia da Informação, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de interação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, entre outros.
Este método de aprendizagem enfatiza o papel do aluno, proporcionando a este o gerenciamento seu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia. De acordo, com esta modalidade de ensino o aluno pode fazer de qualquer lugar o seu ambiente de ensino, não se limitando as salas de aulas convencionais e como já foi mencionado o indivíduo é responsável por disciplinar-se em relação ao número de horas diárias, o dia e mais importante de tudo que é a flexibilidade do horário dedicado ao estudo.
De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e