Papa lâmpadas
“Operação Papa Lâmpadas” in company
A Operação Papa Lâmpadas consiste em transformar a lâmpada fluorescente, um produto perigoso da classe I, em resíduo não perigoso da classe II.
O equipamento Papa Lâmpadas é montado sobre um tambor metálico desses com capacidade de 200 L., cuja base, é a tampa que sela o tambor. Essa base-tampa tem um vinco em toda sua extremidade com um anel de borracha que se apóia sobre o tambor e o veda. Sobre essa base tampa, temos um tubo de alimentação por onde se introduz a lâmpada, um motor elétrico que opera em posição invertida, para dentro do tambor, em cuja extremidade temos um prolongamento do eixo central onde há uma roldana na qual se posiciona uma pá giratória que tem por finalidade quebrar a lâmpada quando esta ultrapassa a base-tampa, para dentro do tambor. Ao ser quebrada a lâmpada, os materiais pesados tais como o vidro e o alumínio se depositam no fundo do tambor e, o pó de fósforo mais as micro partículas de vidro e o vapor de mercúrio ficam em suspensão dentro desse tambor. Externamente, uma unidade aspiradora-sopradora que tem em seu interior 2 filtros especiais à base de celulose, aspira os materiais em suspensão de dentro do tambor e, bloqueia o pó de fósforo e as micro partículas de vidro, permitindo que o vapor de mercúrio viaje através de todo seu interior soprando-o para uma outra unidade que contém um filtro à base de carvão ativado, que adsorve esse mercúrio e libera na atmosfera apenas ar descontaminado. Cada tambor tem capacidade para uma média de 900 lâmpadas trituradas.
O filtro primário, dentro da unidade aspiradora, é trocado a cada tambor que se enche. O secundário se troca a cada 10 tambores que se enchem. O filtro de carvão ativado tem capacidade para mais de