logistica reversa
DESCARTE DA LÂMPADA FLUORESCENTE
Erick Alisson Rosa; Leonardo Poiani Costa; Eduardo Santos de Oliveira; Moacir Rogério de Azeredo; Paulo Guilherme Ferreira Brito; Rodrigo de Oliveira Costa; Thiago José Vieira.
Resumo Esse trabalho tem como objetivo demonstrar o sistema de descarte de lâmpadas fluorescentes dentro da logística reversa de pós consumo, a sua importância para com o meio ambiente e os benefícios que ela pode trazer para a sociedade em geral. O método utilizado foi a pesquisa em artigos, revistas e com um material fornecido pela empresa prestadora do serviço de coleta desse material. As questões pesquisadas foram sobre o que é logística reversa de pós consumo, o descarte do material adequadamente e o funcionamento do equipamento de coleta chamado de Papa-lâmpadas. Através dessa pesquisa conseguimos visualizar a importância do descarte correto desse material, a sua finalidade e o impacto dessa operação.
Palavra-chave: Logística reversa; Lâmpadas Fluorescentes; Pós consumo.
Introdução
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu como instrumento de desenvolvimento econômico e social a implantação de sistemas de logística reversa, imputando a responsabilidade pós-consumo aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Com o desenvolvimento tecnológico, surgiram no mercado sistemas de iluminação lâmpadas com maior eficiência na relação lumens por Watt, e uma dessas tecnologias aplicadas, é a utilização de mercúrio em lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio, luz mista, fluorescentes tubular, circular e compacta.
Atualmente essas lâmpadas eficientes são bastante utilizadas no Brasil e, ainda que impacto sobre o meio ambiente causado por uma única lâmpada seja desprezível, o somatório de mercúrio consumido para a produção destas lâmpadas é da ordem de 10 toneladas ao ano. Lâmpadas fluorescentes são produtos de grande utilidade para a sociedade atual,