papa leão xiii
A Companhia Filhas da Caridade foi fundada em 29 de novembro de 1633, em Paris por Vicente de Paulo e Luísa de Marillac,com o objetivo de servir a todos que sofrem.
Em 1848, Doze Filhas da Caridade partiram de navio do porto de Havre para o Brasil, elas tinham fé, coragem para prosseguir a diante,apesar de muitos obstáculos.
No dia 9 de fevereiro de 1849, chegaram ao Rio de Janeiro e no dia 11 de março, as Irmãs partiram com destino a Mariana e no dia 3 de abril de 1849 chegaram a Mariana, seguiram para a Casa de Providência, humilde edificação onde passaram a servir os pobres no Brasil.
Atualmente existem províncias instaladas em seis cidades brasileiras, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Amazônia.
Público Alvo: O público alvo dessa Fundação são os idosos, crianças carentes, e trabalhos com doentes no Hospital das Clinicas. Também são feitos trabalhos com uma população extremamente pobre no Norte da Minas.
A Província: A província de Minas Gerais é formada por mais dois estados, Goiás e Tocantis,e somente quando existe uma necessidade muito grande é que as Irmãs mudam de Estado ou Província.
O trabalho realizado pelas Irmãs é uma prática assistencialista, que busca socorrer as pessoas no momento de maior necessidade, nem todas as casas possuem Assistentes Sociais, mas tem Irmãs, Irmãs Superioras e um padre.
As províncias também contam com um Setor Administrativo e Contábil, que ajudam a manter a organização das Casas e Projetos.
A Fundação João XIII, assim como todas do ramo Vicentino, foram criadas por uma influência da Igreja Católica e de sua doutrina.
Algumas mudanças que ocorreram ao longo do tempo:
Vestimentas e alguns hábitos: sempre acompanhando o padrão, mas hoje sem muita rigidez.
Trabalhos na comunidade que antes eram menores, hoje são mais extensos, e abrange vários setores. Em exemplo da extensão dos projetos, está sendo os trabalhos feitos com os Índios na