Papa Francisco e seus comentários sobre o Evolucionismo
Não é a primeira vez que um pontífice faz declaração parecida. O papa João Paulo II afirmou, em 10096, que a evolução era um fato comprovado. Seu sucessor, Bento XVI, por sua vez, disse que a seleção natural não conseguiria explicar a complexidade do mundo por si só.
Francisco disse: "A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação". Em mais comentários Francisco também disse que a teoria do big bang sobre as origens do universo não estão em contradição Deus. Ele explicou que "quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha de condão capaz de fazer tudo. Mas não é assim... Deus não é um mágico, mas o Criador que trouxe tudo à vida. A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem".
Presidente do Museu da Criação, nos EUA, o cientista cristão Ken Ham respondeu aos comentários do Papa Francisco argumentando que o pontífice "comprometeu a autoridade bíblica em favor