Pap empresa
FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PERCEPÇÃO DE SUPORTE E JUSTIÇA: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PUBLICITÁRIA.
São Bernardo do Campo
2011
PERCEPÇÃO DE SUPORTE E JUSTIÇA: UM ESTUDO COM TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PUBLICITÁRIA.
São Bernardo do Campo
2011
Introdução
Esta pesquisa foi baseada em uma pesquisa de campo, com o objetivo de coletar e analisar dados para apresentar os aspectos de uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa do ramo publicitário.
Para Chiavenatto (2002, p.73), “As organizações dependem de pessoas para proporcionar-lhes o necessário planejamento e organização, para dirigi-las e controlá-las e para fazê-las operar e funcionar.
A melhor forma de se medir o clima de uma organização é através da Pesquisa de Clima Organizacional.
De acordo com Chiavenatto (1999, p. 440), “As pesquisas de clima organizacional procuram coligir informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua sensação pessoal neste contexto”.
A Pesquisa de Clima Organizacional é o instrumento pelo qual é possível atender mais de perto as necessidades da organização e do quadro de funcionários à sua disposição, à medida que caracteriza tendências de sua satisfação ou insatisfação, tomando por base a consulta generalizada aos diferentes colaboradores da empresa. A Pesquisa de Clima Organizacional é um levantamento de opiniões que caracteriza uma representação da realidade organizacional consciente, uma vez que retrata o que as pessoas acreditam estar acontecendo em determinado momento da organização enfocada. O papel das pesquisas dessa natureza é tornar claras as percepções dos funcionários sobre temas e itens que, caso apresentem distorções indesejáveis, afetam negativamente o nível e de satisfação dos funcionários na situação de trabalho (BERGAMINI E CODA 1999 p. 99).
Nem todas as empresas se deram conta da importância do