Panela de aluminio
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA CAROLINE MARTINS
DERIK SILVA
HELFLER VELOSO
JOSE ERINALDO GUIMARÃES
LEONARDO ERICEIRA
LUIS VIDAL
PANELAS DE ALUMÍNIO
São Luís
2010
ANA CAROLINE MARTINS
DERIK SILVA
HELFLER VELOSO
JOSE ERINALDO GUIMARÃES
LEONARDO ERICEIRA
LUIS VIDAL
PANELAS DE ALUMÍNIO
Case apresentado à disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco para obtenção de nota.
Profº. João Conrado de Amorim Carvalho
São Luís
2010
1. SINOPSE
Os sócios Arnaldo Ribeiro e José Castro planejam instalarem uma fábrica de panelas de alumínio em São Luis voltada para três linhas distintas: panelas de alumínio polido (PAP), panelas de alumínio fosco (PAF) e panelas de alumínio com teflon (PAT). Por causa de limitações dos seus equipamentos, a indústria não vinha conseguindo atender á demanda semanal. O processo e fabricação de panelas envolviam cinco etapas e existiam gargalos de produção que inviabilizavam o cumprimento das metas. Observamos que ocorre restrição na seção de prensa, com isso os empresários decidiram priorizar os produtos com maior margem de contribuição. Os sócios, então, resolveram contratar um consultor para verificar a exatidão dos cálculos disponibilizados nas planilhas. A questão é seguinte: É possível elevar a rentabilidade com os equipamentos atuais? Se fosse alterado o mix de produção, qual melhor alternativa para maximizar lucro? Se os empresários adquirirem uma nova prensa e a demanda aumentar 50%, qual seria a nova restrição? O que deveria ser feito para alcançar níveis máximos de rentabilidade?
2. PROBLEMAS ENVOLVIDOS NO CASO • Dificuldade de cumprir as metas da empresa, em função dos gargalos; • Duvidas sobre como fazer para resolver os gargalos e qual o melhor MIX de produção para a empresa com o aumente de 50% na demanda;