Matriz energética
A matriz energética é uma representação da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região. A análise da mesma é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que tem que garantir a produção e o uso adequado da energia produzida.
Uma informação importante, obtida a partir da análise de uma matriz energética, é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada. Dispor desta informação nos permite avaliar se a utilização desses recursos está sendo feita de forma racional.
A matriz energética mundial tem participação total de 80% - 90% de fontes de combustíveis fósseis, ou seja, fontes não renováveis, como o carvão, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear que são as principais fontes energéticas primárias, porém dispõem de reservas limitadas.
Portanto, é importante atentarmos para uma futura mudança na matriz energética global, já que o esgotamento desses combustíveis fósseis e a poluição ambiental que essas fontes mais utilizadas provocam vão obrigar a economia global a convocar outras fontes de energia, como as bioenergias.
O aquecimento global, as guerras e o desenvolvimento do setor primário fazem com que a maioria da população mundial se preocupe com esta questão que ameaça a nossa própria existência, buscando o investimento na pesquisa, produção, utilização e divulgação de fontes renováveis de energia.
No entanto, mudar o padrão de consumo e a matriz energética está entre os maiores desafios que o mundo terá de enfrentar se quiser reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e colaboram para o aquecimento global.
A dificuldade de mudar esta tendência se deve ao fato de que, atualmente, cerca de 80% da energia mundial é fornecida por fontes fósseis e para piorar a situação, algumas fontes consideradas limpas devem ser questionadas