Panthera leo
Panthera leo, também conhecido como leão africano é um grande animal carnívoro e é bastante comum na África e Índia.
Um dos maiores animais da família dos felinos, pelo seu porte o leão é conhecido popularmente como “o rei dos animais”.
Em seu habitat natural costumam descansar durante o dia e são muito ativos durante a noite, onde realizam a caça. Vivem em grupos chamado de alcatéia, incluindo machos adultos e fêmeas adultas e filhotes. A visão noturna, olfato e audição nesses animais são excelentes.
Escolhem seu território devido a disponibilização de alimento e água, marcando assim esse território urinando em árvores, o cheiro das marcas serve como sinal para outros leões se manterem afastados, seu rugido também serve como sinal.
Cada um dentro da alcatéia tem sua função e responsabilidade, os machos adultos são responsáveis por defender o território e sua alcatéia e as fêmeas adultas ficam responsáveis pela maior parte da caça.
Normalmente caçam em grupo, mas a caça solitária também é muito comum. Quando em grupo, cercam a presa antes que somente um se aproxima para o abate, salta em cima da presa, normalmente caçam zebras, gado doméstico e búfalos.
Os leões são animais extremamente fortes, cada dedo contém uma garra com até 7,5 cm de comprimento, possuem uma mandíbula poderosa que pode abrir até 30 cm, apenas com uma mordida pode esmagar a espinha de um boi, engolem pedaços inteiros de alimentos já que a função de seus dentes é dilacerar e não mastigar, usam sua língua áspera como lixa para retirar pêlos e carne dos ossos
Todos os integrantes da mesma alcatéia se alimentam da presa, porém o macho mais forte escolhe o primeiro pedaço. Por não conseguirem presa todos os dias, quando conseguem, se alimentam o máximo possível de uma vez só, também se alimentam de carcaças deixadas por outros animais e animais que morreram por doenças ou ferimentos. Há uma ordem para a alimentação onde primeiro os machos adultos se alimentam, em seguida as