Capitalismo
O capitalismo tem pelo menos 500 anos de história. Nesse longo período, não permaneceu estático, mas evoluiu e se transformou. Geralmente, são aceitas as seguintes fases: comercial, idustrial e financeiro.
Capitalismo comercialO capitalismo comercial consolidou-se com base nas trocas comerciais, cada vez mais internacionalizadas, e na colonização produtos agrícolas. Buscava-se o enriquecimento por meio da acumulação de metais preciosos (metalismo). Foi o período do Mercantilismo. Diversos aspectos da geografia de muitos países são, ainda hoje, reflexo desse período.
Capitalismo industrialO capitalismo industrial teve início com a transformação do trabalho manual em mecânico e com o uso acelerado da energia não-humana: a máquina movida a vapor, gerado por meio da combustão do carvão, é típica dessa fase. A invenção e a implantação de máquinas no processo produtivo foram facilitadas pelo grande volume de capital acumulado durante o Mercantilismo economia, que marcam o mundo de hoje. Nesse período, as relações internacionais foram caracterizadas pela intensificação da ação imperialista européia sobre a África e a Ásia, gerando conflitos entre as grandes potências, cuja culminância foi a Primeira Guerra Mundial. O imperialismo problemas que os países europeus enfrentavam:
• Produção excedente - Com a industrialização, a produção de mercadorias cresceu num ritmo muito mais rápido que o dos mercados existentes. Esse ritmo de crescimento gerou uma grande produção excedente, o que levou à disputa por novos mercados.
• Excedente de capital - As indústrias obtinham lucros cada vez maiores (ocorrendo uma super acumulação de capital), e a saturação dos mercados existentes não viabilizava o reinvestimento interno desse capital. Dessa forma, era necessário buscar outros locais para investir os excedentes de capital, o que contribuiu para mais um passo em direção à globalização econômica mundial.
• Abastecimento de matérias-primas - Para a manutenção do