Pantanal
No Pantanal, os animais estão por toda a parte, uma riqueza do mundo. Tem uma área de 250 mil quilômetros quadrados nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Pantanal é uma planície, ou seja, uma extensão de terras planas e de baixa altitude. Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao seu redor, porém, há várias serras que foram uma espécie de barreira em toda a região. Ao contrário do que muita gente pensa, o nome não tem nada a ver com pântano, que é uma área de água parada e suja. No Pantanal, a água é limpa. Nas cheias, mais de 100 mil quilômetros quadrados de terras ficam alagados por meses a fio.
Apesar de ficar em uma área de clima seco, onde chove pouco, parte do Pantanal fica sob a água quase metade do ano. A rede hidrográfica, formada pelo rio Paraguai e seus mais de 100 afluentes, e o relevo plano são os responsáveis pelas inundações periódicas. Na planície, a água da chuva não tem por onde escoar e os rios transbordam, cobrindo as terras. Já a paisagem pantaneira é composta de partes mais altas, nunca atingidas pela água, chamadas cordilheiras, e de baías, regiões quase sempre alagadas. Há também as vazantes, que são escoadouros naturais da água na época das cheias, e os corixos, pequenos cursos fluviais permanentes entre as baías.
Aspectos Geográficos O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
O clima do