Panoramas, problemas e soluções sobre o uso da água
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
“PANORAMAS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES SOBRE O USO DA ÁGUA”
DIEGO APARECIDO FANTIM
MATEUS FÁBIO DOS SANTOS
Trabalho submetido à apreciação, como exigência parcial para a aprovação na disciplina de Economia do Meio Ambiente, ministrada professora Dra. Lilia Aparecida Toledo P. Martin
Piracicaba – São Paulo
Novembro - 2008 1 DISTRIBUIÇÃO, ACESSO E PROBLEMAS ACERCA DO USO DA ÁGUA
As reservas de água do planeta corresponde à 70% da superfície da Terra. A grande parte desta água é imprópria para o consumo, onde 97,5% são compostas por água dos mares e oceanos, 1,72% são calotas polares e nas geleiras, 0,77% são águas subterrâneas e 0,01% são águas para consumo[1].
A distribuição dos 2,5% da água doce na Terra, corresponde a 68,9% de calotas polares e nas geleiras, 0,03% água doce em rios e lagos, 29,9% água subterrânea e 0,9% umidades do solo, placas de gelo flutuante, pântano, solo permanentemente congelado[2], conforme disposto na figura 1.1:
[pic]
Figura 1.1 – Representação em % da distribuição de água doce e salgada no mundo
Fonte: Igor Shiklomanov, “World Fresh Water Resources” em Peter H. Gleick, ed., Waterin
Crisis: A guide to the Word’s Fresh Water Resources, 1993
Ao considerarmos a distribuição da água doce entre os continentes, observa-se a maior disponibilidade deste recurso nas Américas (46%), seguida da Ásia (32%), África (9%), Europa (7%) e Oceania (6%). A figura 1.2 demonstra visualmente o enunciado. Restringindo o foco de análise, informa-se que, conforme dados da Unesco, as Américas do norte, central e do sul detêm, respectivamente, 34%, 6% e 60% da água presente no continente americano.
[pic]
Figura 1.2 – Distribuição da água doce entre os continentes
Fonte: Unesco
O Brasil possui aproximadamente 12% de toda água doce mundial. Apesar da