Estágio supervisionado: práticas de oralidade e literatura no ensino médio
Dart Naiane¹
Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade principal, apresentar a experiência de estágio supervisionado, realizado no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro na turma do 1°Ano turma “b” turno matutino, tendo como perspectiva desenvolvimento da pesquisa “ O espaço da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura.”. Entendemos que é de fundamental importância no desenvolvimento acadêmico, na formação do professor de letras que o discente inicie com maior concisão a sua ligação com o princípio de ensino, lidando com problemas relacionados à sala de aula. Nessa convivência estudará o modo de se ministrar aulas, a preparação de conteúdos e principalmente a pesquisa como processo para enriquecer o ensino, não se apegando excessivamente ao livro didático, buscando assim novos recursos e maneiras práticas para contribuir com a formação de cidadãos capazes de se introduzir na sociedade e trabalhar na expectativa de formar uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Palavras-chave: Estágio, Língua Portuguesa, Literatura e Oralidade.
Introdução:
A matéria de Estágio, em qualquer curso de Licenciatura, é imprescindível para o processo de formação de professores. É nesse
_____________________
Graduada no Curso de Letras Vernáculas no Departamento de Ciências Humanas-Campus IV momento que o acadêmico tem relação direta com o campo escolar, o que permitirá conhecer e ter uma visão geral de como as coisas acontecem durante o processo educacional.
Sendo assim, o período de Estágio Supervisionado de Regencia é importante para a formação do futuro docente, visto que permite um contato direto com a escola, alunos e com a prática pedagógica, permitindo uma interação entre teoria e prática utilizadas durante as aulas.
No que traz as propostas dos PCN‟s (2006, p. 72) em Língua Portuguesa e o ensino da