Panorama Histórico da Marca Christian Lacroix
A história de uma grife de moda francesa geralmente está relacionada com o setor de luxo. Através da alta costura desenvolvida nas grandes maisons parisienses muitos clientes pagam por quantias exorbitantes a fim de obter a exclusividade de possuir uma peça única e uma mão de obra especializada. No entanto para manter sua identidade e gerar lucratividade muitas marcas têm expandido suas linhas de produtos com a fabricação de perfumes, cosméticos, acessórios, prêt-à-porter entre outras. Por isso, o tema deste artigo propõe abordar a partir da descrição do panorama histórico da Maison Christian Lacroix a relação entre alta costura, extensão e diversificação de suas linhas de produtos e a construção e reestruturação da imagem da grife. Para a elaboração do conteúdo textual utilizou-se o método hipotético de pesquisa em livros de história dos estilistas de moda, artigos teóricos e publicações de imagens, entrevistas e reportagens relacionadas ao assunto. Por fim, pretende-se apresentar a analise da marca bem como atribuindo fatores sociais, culturais e mercadológicos que são relevantes no composto do seu ciclo histórico.
Palavras – Chaves: Alta costura, Setor Luxo, Marca Christian Lacroix e Extensão de produtos.
Introdução
Grande parte das criações de vestuário que são apresentadas nos desfiles de alta costura tem como destino os arquivos das maisons e servem como fontes de referência para o desenvolvimento de outras linhas alternativas responsáveis pela rotatividade comercial em se tratando de lucratividade. Mas é através das roupas de luxo que as grandes maisons mantém seu prestigio e identidade de marca.
Assim como muitos designers Christian Marie Marc Lacroix inicia sua carreira produzindo peças suntuosas de referências barrocas, mistura de tecidos e cores, entre diversas características que expressam a ostentação, sofisticação e ainda a construção da imagem da Maison que leva o seu nome.
A seguir o panorama histórico