Panorama Historico sobre Locke e Hobbes
PANORAMA HISTÓRICO – À época de: Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704), Jean-Janques Rousseau (1712-1778).
Inglaterra – Thomas Hobbes
Thomas Hobbes (1588-1679) foi: um teórico político, filósofo e matemático inglês. Sua obra mais evidente é "Leviatã", cuja ideia central era a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social. Hobbes viveu na mesma época que outro teórico político, John Locke, que era defensor dos princípios do liberalismo, ao passo que Hobbes pregava um governo centralizador.
No período em que viveu, a Inglaterra vivia a aurora de seu império, era época da revolução gloriosa, no século XVI, e a marinha inglesa começava a se fortalecer na conquista dos mares.
REVOLUÇÃO GLORIOSA: A DERROTA DO ABSOLUTISMO (1688-1689)
Temendo a volta do absolutismo, a maioria do Parlamento decidiu tirar do poder o rei JaimeII.Para isso, estabeleceu um acordo com o príncipe holandês Guilherme de Orange(casado com Maria Stuart, filha de JaimeII), que assumia o trono inglês com a condição de que respeitasse os poderes do parlamento.
A luta entre as forças de Guilherme de Orange e as tropas de JaimeII ficou conecida como Revolução Gloriosa (1688-1689), que culminou com a derrota do monarca inglês.
Com o título de GuilhermeIII, Orange assumiu o trono britânico.Teve, entretanto, de assinar a Declaração de Direitos(Bill of rights),na qual o parlamento limitava seus poderes em vários aspectos.O rei não poderia, por exemplo, suspender lei alguma nem aumentar impostos sem a aprovação do parlamento.Estabelecia-se, assim, a superioridade da lei sobre a vontade do rei:era o fim do absolutismo.
Após a Revolução Gloriosa, instalou-se a Monarquia Parlamentar na Inglaterra. Para sintetizar a situação da monarquia no país, tornou-se costume, na época, dizer que “o rei reina mas não governa”. Referência bibliográfica:
Cotrin, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – 8ª edição. São Paulo: Editora Saraiva,