pandemias
• O que é pandemia?
Uma pandemia é uma epidemia de doenças infecto-contagiosas que está se espalhando através de populações humanas através de uma grande região; por exemplo, um continente, ou até mesmo em todo o mundo. Uma doença endêmica generalizada que é estável em termos de quantas pessoas estão ficando doentes dele não é uma pandemia. Além disso, as pandemias de gripe excluem gripe sazonal, a menos que a gripe da temporada é uma pandemia. Ao longo da história houve um número de pandemias, tais como varíola e tuberculose. Pandemias mais recentes incluem o pandemia do HIV e a pandemia de gripe de
2009.
• Como pode ocorrer?
- com o aparecimento de uma nova doença á população
- o agente infecta humanos, causando uma doença séria
- O agente espalha- se fácil e sustentavelmente entre humanos
OBS: Para ser uma pandemia, a doença tem que ser infecciosa
Peste negra: Informações biológicas
A denominação "peste negra" para a peste bubônica surgiu graças a um dos momentos mais aterrorizantes da história da humanidade protagonizado pela doença: durante o século 14, ela dizimou um quarto da população total da Europa (cerca de 25 milhões de pessoas).
De 1348 a 1350, a doença desceu sobre a Europa, trazida da região do Mar Negro por comerciantes genoveses, eliminando de 25 a 35% da população. Muitas aldeias desapareceram provisória ou definitivamente. Cidades tiveram sua população dizimada, como
Toulouse na França, que de 30000 habitantes em 1348, contava com apenas 24000 em 1385;
Florença, de 110 000 antes da peste, ficou reduzida a 50000.
A peste atingiu indiscriminadamente campo e cidade, pobres e ricos homens e mulheres adultos e crianças, sendo explicada, pelos cronistas medievais, como sendo castigo de Deus.
Eram tantos os mortos que era necessário a abertura de valas comuns, como mostrada na figura, por causa da demanda, que era ainda mais intensa às segundas-feiras.
Peste atingiu ricos , pobres , comerciantes , ninguém