Panamericano 2007
Nº 6 – 7ª F
Pan – Rio de Janeiro 2007
Professora: Maria Marta
Discplina: Ed. Física
Julho / 2007
Introdução
Neste trabalho seram apresentadas informações sobre alguns esportes não tão difundidos no Brasil. Dentre os outros tópicos da pesquisa, o histórico da modalidade será evidenciado, para que o objetivo de aproximar o público de outros esportes seja completo. Lembramos que as informações a seguir correspondem apenas até o pan-americano de 2003 em Santo Domingo, República Dominicana.
SALTOS ORNAMENTAIS
Origem
Os saltos ornamentais têm sua origem na Grécia Antiga. Depois, a prática foi iniciada no norte da Europa, principalmente na Alemanha e na Suécia, onde a ginástica era muito popular.
A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Saint Louis, em 1904. Em 1912, em Estocolmo, as mulheres fizeram sua primeira participação na competição. A modalidade está presente nos Jogos Pan-Americanos desde a primeira edição, em 1951, em Buenos Aires. Até a Primeira Guerra Mundial os suecos e alemães dominaram o esporte. Após a guerra, os americanos se destacaram e, na década de 90, começou o domínio chinês.
O esporte
Nas disputas do esporte, são avaliadas a criatividade do saltador, a execução do salto, os movimentos e a entrada na água, que devem ser perfeitamente vertical e deve espalhar o mínimo de água possível.
O trampolim, que é uma espécie de plataforma flexível, exige do saltador mais cuidado e permite saltos com uma altura maior.
Após cada salto, os juízes dão suas notas de 0 a 10. Depois de apresentadas as notas, a mais alta e a mais baixa são eliminadas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto.
Histórico do Brasil nos Jogos
As primeiras medalhas brasileiras em Jogos Pan-americanos aconteceram