Palop
* Angola
P. Produto de Exportação: Petróleo bruto, derivados e diamantes.
As relações entre Brasil e Angola são não só comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais, uma vez que faziam parte do Império Colonial Português. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 11 de novembro de 1975. E desde novembro de 2007, as relações entre estes países aumentaram relativamente.
* Cabo Verde
P. Produto de Exportação: Combustíveis, óleos, ceras minerais e pedras preciosas.
A relação nomeadamente entre o Brasil e Cabo Verde que agora se vem aprofundando cada vez mais é uma relação que já teve várias estações. A primeira estação a que chamo “estação da dor” deu-se quando o modelo societário que se desenvolveu nestas ilhas foi levado para o Brasil, sobretudo o nordeste, através do tráfico de escravos que eram comprados na costa ocidental africana, passavam por Cabo Verde onde eram ladinizados e daqui eram transportados para o Brasil onde iam servir nas casas grandes, levando consigo apports culturais para a sociedade brasileira.
Guiné-Bissau
P. Produto de Exportação: Castanha de caju e amendoim.
O Brasil é um importante parceiro da Guiné-Bissau, país com o qual desenvolve atividades de cooperação em diversas áreas, como educação, saúde, agricultura, organização de eleições e fortalecimento institucional. O Brasil também preside, na Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas, a Configuração para a Guiné-Bissau.
* Guiné Equatorial
P. Produto de Exportação: Café, bananas, camarões, lagostas, carne, zinco e madeira.
Acordo de cooperação educacional entre os governos do Brasil e da Guiné Equatorial. O texto prevê