Palmeiras, uma análise sobre a crise
PROJETO DE PESQUISA PARA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Isabelle Mont’Alverne Komniski
Crise na Sociedade Esportiva Palmeiras
Rio de Janeiro,ESPM
Outubro/2012
Isabelle Mont’Alverne Komniski
Crise na Sociedade Esportiva Palmeiras
Esse projeto de pesquisa será apresentado ao curso de Administração da ESPM para conclusão da matéria de Métodos e técnicas de pesquisa.
PROJETO DE PESQUISA PARA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Orientadora:Sandra Abdala
Rio de Janeiro
Outubro/2012
Sumário
1 – Introdução
O presente texto é um projeto de pesquisa acadêmica elaborado para atender ao requisito da matéria de métodos e técnicas de pesquisa, oferecida no curso de administração com ênfase em marketing e entretenimento da ESPM. O estudo tem como objetivo analisar a crise na Sociedade Esportiva Palmeiras, que se perpetua por três décadas.
Fundado por imigrantes italianos na cidade de São Paulo em 26 de agosto de 1914 com o nome de Societá Esportiva Palestra Itália, o time iniciou as suas atividades em janeiro do ano seguinte á fundação, atuando primeiramente apenas no futebol. Durante a segunda guerra mundial, devido as rivalidades entre o Brasil e os países do eixo, o time foi pressionado a dotar uma denominação brasileira, alterando seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras e permanecendo com este desde então.
Desde a sua fundação, o Palmeiras se consagrou como um time de destaque no futebol paulista, brasileiro e até mesmo mundial. Reconhecido pela Federação Paulista de Futebol como campeão do século XX, o time também conquistou 24 títulos regionais, 5 títulos interestaduais,12 títulos nacionais e 3 títulos internacionais.Embora no inicio o time não participasse de outras modalidades esportivas,senão o futebol,atualmente o Palmeiras congrega um total de 27 outras atividades e esportes,destacando-se principalmente no basquete e boxe.
O futebol, paixão do