Palestra
Aggregation
O que é Link Aggregation?
Link Aggregation (do inglês, Agregação de Link) é uma metodologia de rede que utiliza equipamentos que trabalham na camada 2 (Camada de Enlace) para criar de forma padronizada a junção de dois ou mais links afim de criar um único link lógico.
O protocolo LAG (Link Aggregation) pode ser realizado com a implementação de redes cabeadas, permite a utilização de múltiplas portas do switch para o aumento da velocidade do link, além dois limites normais de uma única porta, introduz controle de falhas e redundância para conexão à outro dispositivo que disponha do mesmo recurso de agregação.
As portas pertencentes ao grupo LAG devem possuir os mesmo parâmetros de configuração.
Pré-requisitos da Agregação de Links
Para ser capaz de usar a agregação de link os seguintes pré-requisitos devem ser cumpridos:
Estar no modo full duplex (Comunicação dos equipamentos em ambas as direções);
Usar as mesmas taxas de transmissão de dados (pelo menos 1 Gbit/s);
Usar conexões paralelas ponto-a-ponto (Onde cada um dos pontos funciona como cliente ou servidor).
Agregação da largura de banda
Para que a agregação de link ocorra com satisfação, primeiro temos que observar os requisitos de largura de banda de cada link, depois disso os links estão aptos a serem recebidos no switch, e a essa recepção denominamos a agregação de links.
A Cisco Systems tem uma tecnologia própria de agregação de links chamada EtherChannel, na qual permite a consolidação de vários links de rede. Essa tecnologia foi inventada no início de 1990 pela extinta empresa Kalpana (em 1994, comprada pela Cisco
Systems).
Como funciona a Agregação dos Links:
Vantagens da Agregação de Links
Permite balanceamento de carga: Distribui a carga de trabalho uniformemente entre dois ou mais enlaces de rede e também em caso de falha de um dos links os outros assumem o tráfego de rede e suprindo o link
defeituoso