PALESTRA PARASITOLOGIA
Trabalho de Saneamento
- Apresentação
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas (como protozoários e helmintos), as doenças, métodos de diagnostico e controle desses parasitas. Em geral os organismos que vivem sobre outros seres vivos são chamados de parasitas, pois nem sempre os dois se beneficiam desta associação.
Quando os parasitas encontram um lugar onde podem se reproduzir neste hospedeiro -quase sempre causando danos ao hospedeiro-, esses danos vão depender da quantidade de parasitas e da virulência deles.
Esses tipos de doenças estão relacionadas com o subdesenvolvimento dos países, distribuições geográficas, condições ambientais, baixas condições de vida, hábitos higiênicos, contaminação alimentar, etc.
- Principais parasitoses no Brasil:
Protozooses
Amebíase
Tripanosomíase
Leishmanioses
Giardíase
Tricomoníase
Malária
Toxoplasmose
Balantidiose
Helmintoses
Esquistossomose
Teniase/cisticercose
Hidatidose/equinococose
Enterobiose
Filariose
Ancilostomose/necatoriose
Ascaridíase
Tricocefalose
Estrongiloidíase
Ectoparasitoses (artrópodes)
Pediculose
Ftiríase
Miíase
Acaríase
- Alguns Conceitos
PARASITISMO : é a associação entre seres vivos, na qual existe uma unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicado nessa relação. Desse modo, surge o parasita, agente agressor e o hospedeiro, agente que abriga o parasita. O parasita por sua vez, retira os nutrientes do ser o qual está hospedado, representando uma relação desarmônica. Os exemplos mais comuns são o de verminoses (causadas por vermes), o que muita das vezes pode levar o hospedeiro à morte, sem essa intenção (pois se o hospedeiro morrer o parasita também morrerá). Os seres que vivem à custa do hospedeiro podem ser de dois tipos: ectoparasitas (fora do corpo do hospedeiro) e endoparasitas (dentro do corpo do hospedeiro).
INTOXICAÇÃO ALIMENTAR (ou gastrintestinal): é um problema de saúde causado