projetista
Cliente: É aquele que deseja a concepção do projeto.
Usuário: são usuários os consumidores que têm participação no processo do projeto, pois um produto não seria vendido se não houvesse a necessidade de projeto deste mesmo.
2) Sim, podem ser a mesma pessoa visto que ao mesmo tempo deseja a confecção deste produto / bem / serviço, ele pode estar consumindo o mesmo.
3) Sim, existem outros fatores além dos já mencionados na confecção de um projeto. O público é um deles. Isso ocorre pois o público está implicando na noção do usuário. É ele quem pode confrontar com questões éticas do projeto.
4) O cliente.
5) Devem ser incorporados pelos projetistas não somente com os clientes e usuários, mas também com sua profissão e assim os problemas éticos sempre fazem parte do processo do projeto.
6) No projeto de engenharia existem algumas restrições como forma, função e meio. Sem as restrições, significa que o projeto proposto é simplesmente inaceitável.
7) Forma é a feição e estrutura de algo, conforme distinguindo de seu material. Ex. Formato de uma caixa plástica.
Função: ação para qual uma pessoa ou coisa é especialmente adequada ou usada, ou para qual uma coisa existe. Função na engenharia é uma coisa que um equipamento ou sistema projetado deve fazer. Ex: Analizar fluxo de corrente, fluxo de carga etc.
Requisitos: todos os projetos devem possuir requisitos tais como a sua viabilidade, custo, público, riscos e questões éticas por exemplo.
8) Se refere ao processo no qual projetistas, especialistas em manufatura e aqueles ocupados com o ciclo da vida do produto (por ex. aquisição, suporte, uso e manutenção). A engenharia concomitante exige