Biologia
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID
Cleice Oliveira
Denisa de Sousa Silva
Denise Oliveira de Amorim
Getulio
Gildayane de Carvalho Silveira
Juscelino
Francisca das Chagas
Samara Maria Sério
Sandra Maria Nonato
Verônica de Sousa Araújo
Introdução
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa;Óptico ou composto; Eletrônico; Protônico. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.
Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.
Posteriormente, o neerlandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios de apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre, aperfeiçoando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio para estudar materiais como água estagnada, embriões de plantas, sangue, esperma e visualizou micro-organismos.
Em 1665 Robert Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto.
Objetivo
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.
Metodologia
O presente trabalho foi realizado com os alunos do 1º ano da Escola Raul Sérgio Localizado na cidade de Simões,Piauí ,Brasil