PALESTRA BOAS PRATICAS
RESUMO
O trabalho a ser descrito teve como objetivo a conscientização da aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e noções básicas de higiene e limpeza no cotidiano de alunos matriculados na 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Desafio, situada na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para tal, foi ministrada uma palestra de vinte minutos sobre o tema proposto, por alunas da 3ª série do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e esta atividade foi inserida como atividade complementar da disciplina de Microbiologia de Alimentos. Como avaliação do desempenho da didática utilizada, foi aplicado um questionário englobando perguntas pertinentes à avaliação de condições de higienização, do dia-a-dia de tais alunos, e este foi entregue antes e depois da apresentação do tema. Concluiu-se através da análise das respostas que a palestra foi produtiva, pois houve um aumento de 24,5% do número de acertos frente ao questionário.
1. Introdução
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
As normas que estabelecem o BPF envolvem requisitos fundamentais que vão desde as instalações passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho (tais como lavagem correta e freqüente das mãos, utilização adequada dos uniformes, disposição correta de todo o material utilizado nos banheiros, uso de sanitizantes, etc) até a descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. Além disso, as Boas