PALAVRAS ABSTRATAS
Índice
Introdução..........................................................................3
Inteligência Artificial (I.A.)...................................................4
Linguagens de programação...............................................5
Sistemas Periciais...............................................................6
Prolog.................................................................................7
Conclusão..........................................................................8
Bibliografia.........................................................................9
Introdução
Antes de abordar com maior profundidade o tema da Inteligência Artificial (I.A.) vamos enquadrá-lo no âmbito histórico e das disciplinas que com ela mais se relacionam.
A partir do século XIX os matemáticos começaram a trabalhar em sistemas lógicos a fim de conseguir dar o salto que permitiria a formalização total da lógica Aristotélica.
Alguns anos mais tarde deu-se a completa substituição das linguagens naturais por símbolos análogos aos símbolos matemáticos, transformando a lógica num cálculo de mais fácil operatividade. Tinha nascido a lógica simbólica.
Hoje a lógica tem vastas aplicações em campos como a informática, a cibernética, a robótica e a I.A., disciplinas cujas aplicações fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia e que despertam bastante o nosso interesse.
A palavra informática designa o conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento automático de informação. A informática tem como objectivo conceber máquinas capazes de tratar automaticamente uma informação que lhes é fornecida do exterior. É através da informática que se criam linguagens simbólicas que, uma vez instaladas nos computadores podem automaticamente realizar um vasto