Paladino
Ética Contemporânea
Trabalho apresentado à disciplina de filosofia para obtenção de nota parcial referente ao 1º bimestre, do 1 semestre A, do curso de Administração ministrada pela professora Ana Maria Valoto
Marechal Candido Rondon
15 de Abril de 2014
Introdução
Este trabalho trata-se da ética contemporânea e como ela atua na sociedade, mudanças que a ciência causa na sociedade, sendo boas ou ruins, debatendo o racionalismo, e admitindo um lado cego nos homens. Tem uma grande fluência da religião na ausência das normas, o certo e o errado nunca foram relativos. Trazendo grandes mudanças também para a área da tecnologia, mas também nos fazendo dependente dela.
Ética contemporânea
A ética contemporânea iniciou-se no século XIX, destacando as mudanças que a ciência causou na humanidade, sejam elas boas ou ruins. Deste modo, o pensamento ético da época, debateu o racionalismo absoluto, e admitiu a vivencia de um lado cego nos homens. Esta nova filosofia de vida colaborou com o aparecimento do imediatismo, criando pessoas facilmente manejáveis, e formando pessoas mais adeptas ao plural, tudo isto ocorrendo por uma liberdade debilitada que mistura-se com a ideia de libertinagem.
Neste tempo, a ética confronta-se com muitas disposições morais vindas do mundo coletivo que há. Em uma mesma sociedade, encontram-se grupos morais distintos, formados pelos juízos de valores que cada individuo receptou durante seu convívio.
Os cristões e a ética contemporânea
O mundo atual é um mundo marcado pelo relativismo. O certo e o errado nunca foram tão relativos e banalizados. Na realidade, para a maioria das pessoas, o certo e o errado são meras abstrações, conceitos puramente subjetivos, em que os padrões morais, e os valores sociais estão ao sabor de cada um. Vivemos num mundo altamente individualista. Sem dúvida