Palacete pinho
A pesquisa a seguir diz respeito ao Palacete Pinho, localizado na cidade de Belém do Pará na Rua Doutor Assis, 586, Cidade Velha. Dentre os objetivos desta pesquisa está à análise da arquitetura da edificação e a explanação das características arquitetônicas, tal como sistemas construtivos e elementos arquitetônicos através de mapas, in loco, fotografias, figuras e plantas.
1. Autor e Edificação
O Palacete Pinho é uma obra arquitetônica importante do período da Belle Époque em Belém do Pará. Possui características do estilo arquitetônico eclético, sendo assim, influenciada pelos estilos europeus. Datada sua construção entre 1896 e 1897, foi concebido para servir de residência ao comendador Antônio José de Pinho, um empresário local comerciante de borracha, e sua família, com o projeto estrutural assinado pelo engenheiro Camilo de Amorin.
O Palacete também abrigava diversas reuniões entra a alta sociedade. Aconteciam reuniões onde se encontravam renomados escritores, artistas, e o alto clero da igreja. No qual se realizavam missas, casamentos, palestras sobre temas diversos e festas e eventos culturais fornecidos pelo comendador. Em 1978 foi vendido por seus herdeiros e em 1982 seus móveis leiloados, o que empobreceu o palacete.
Em 1986 foi tombado pelo então instituto brasileiro de patrimônio cultural (IBPC), hoje IPHAN. A residência tem influência da arquitetura de palácios e vilas italianas do século XVI, comum em Portugal nos séculos XVII e XVIII, diferente das casas vizinhas que mantinham um padrão de fachada portuguesa do período colonial além de adotar áreas abertas e jardins, que não eram espaços comuns nas outras residências.
O volume da residência disposto em formato de “U” com um pátio aberto no centro frontal, o que define o esse formato com um “recuo” central, proposta da arquitetura barroca. Na área posterior do terreno segue