Paixão e Racionalidade Professor Penna
PSICOLOGIA TURNO: DIURNO/NOTURNO.
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DAS TEORIAS DA PERSONALIDADE. PROf. JOÃO B. PENNA
PAIXÃO E RACIONALIDADE
TRABALHO ESCRITO Nº3 - ATIVIDADE EM SALA = 3.0 pontos.
A equipe deverá elaborar por escrito um paper (máximo de 02 folhas), a partir da leitura e análise do texto sobre o fenômeno da Paixão e Racionalidade, nas Sociedades Complexas caracterizando os conceitos nos seguintes itens:
1º A Sociabilidade como “Forma Lúdica”, Características:
A sociabilidade é a produção das associações entre os indivíduos, sua principal característica é não estar atrelada a um interesse ou necessidade específica, mas ir além disso, sendo esta constituída por relações prazerosas e satisfatórias, impedindo a solidão através da união com o próximo. As relações ocorrem a partir do homem social, o qual constitui a sociedade através das interações e assim estas também influenciam na sua constituição, em um processo interminável.
2º A diferença entre Cultura Objetiva e Subjetiva:
A cultura objetiva é constituída pelo que está externo ao indivíduo, como, manifestações produzidas pela sociedade, educacão, propaganda, arte, literaturas, entre outras; seria o produto concreto criado pela sociedade, e o conjunto de informações e estímulos produzidos por ela, e esta pode ser de certa forma independente da cultura subjetiva quando não se relaciona com o sujeito, sendo externa a este sem obter relação, não resultando na cultura subjetiva. Já a cultura subjetiva, corresponde ao conjunto de impressões e experiências acumuladas por um determinado individuo, das quais ele se apropria para elaborar a sua própria personalidade. Ela poder ser encontrada no que é abstrato, como, valores, crenças e opiniões, e esta é como uma extensão do processo de vida psíquica, de acordo com o que é definido pela cultura objetiva, a qual